ALAGOAS / BRAZIL: DOIS RIACHOS / ALAGOAS / BRAZIL (1.588 / 5.570) POPULAÇÃO: 11.067 PESSOAS (IBGE 2020)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

DOIS RIACHOS / ALAGOAS / BRAZIL (1.588 / 5.570) POPULAÇÃO: 11.067 PESSOAS (IBGE 2020)




A Pedra do Padre Cícero traz muitos turistas e romeiros para a cidade, principalmente durante as festividades em sua homenagem. A localidade de Pai Mané eh outro destaque turístico que vale a pena conhecer.

CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRASIL. DE A A Z


Vistas aéreas da cidade

Açude do Pai Mané
Câmara de Vereadores
Chegando na cidade
Estrada de acesso para as Comunidades
Feira Livre da cidade
Jogadora de Futebol - Marta - filha ilustre da cidade
Igreja Matriz da cidade
Pedra do Padre Cícero



Pórtico na chegada cidade
Praça da cidade



Rodovia de acesso para a cidade
Ruas e Avenidas da cidade









Dados gerais da cidade
Código do Município - 2702504 
Gentílico - riachense 
Prefeito (2017 / 2020) RAMON CAMILO SILVA 
População estimada [2019] 11.075 pessoas 
População no último censo [2010] 10.880 pessoas 
Densidade demográfica [2010] 77,45 hab/km² 
Posição geográfica da cidade no Brazil
COMO TUDO COMEÇOU
História 
Dois Riachos 
Alagoas 
Histórico 
Pouco tempo depois alcançaram a região por serviços de construções da estrada fazendo a ligação entre Delmiro Gouveia e Maceió. Miguel Vieira, muito conhecido no lugar, foi designado para chefiar a turma encarregada dos trabalhos naquele trecho. De espírito dinâmico, aproveitou a oportunidade e construiu um barraco onde começou um pequeno comércio, inclusive com uma pequena hospedaria para viajantes - exatamente onde hoje está situada a Praça da Independência. Em 1936, foi atacado por um bando de cangaceiros chefiados por Corisco. 


Nessa época chegou a Garcia, como foi batizada a localidade, Júlio Firmino Lima trazendo mais trabalhadores para os serviços da rodovia. Coube a ele a ideia da realização da primeira feira. O nome Garcia foi dado por causa do riacho do mesmo nome que passa pelo local. O território de Dois Riachos pertencia a Santana do Ipanema até a emancipação política de Major Isidoro, quando passou a integrar o novo município. A situação permaneceu até 1960, quando as lideranças locais conseguiram sua autonomia administrativa através da Lei nº 2238, de 07 de junho.
Esta eh a bandeira da cidade
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Dois Riachos, AL / IBGE / Thymonthy Becker 
SONHOS DE UM VIAJANTE
O BANHO NO PREFEITO DE CARRO DE PIPA
Estava no bairro esplanada, na rua da praça. Havia casas de um lado só, e todas eram cobertas com folhas de zinco. Todas tinham uma entrada para este telhado de zinco, que ficava mais ou menos no meio do telhado, e era um quadrado de uns 50x50. Nisto veio um carro pipa, com o prefeito jogando água nos telhados destas casas. Em algumas casas, havia homens nos telhados, que começaram a descer depressa para não molharem. Havia também um padre no telhado da igreja, que também era de zinco. O padre estava neste quadrado, só com parte do corpo para fora. 


Ele não desceu e ficou olhando o prefeito ficar jogando água. Depois fui para avenida Antônio Olímpio, juntamente com o Mauri, que foi meu chefe na Rede ferroviária. Na esquina com rua Goiás, veio um carro pequeno, branco, e ao virar na Antonio Olímpio, foi até a contra mão. Nisto ele foi de encontro a dois carros que vinham. Só que não bateu neles, ele passou por eles. Eu e o Mauri viramos na rua Goiás e eu fiquei imaginando aquela cena, até que lembrei que já tinha visto aquele carro antes, e vi que ele já tinha passado dentro de outro carro. Depois que andamos um pouco, eu disse para o Mauri que eu precisava falar com ele. Então eu disse que tinha visto um carro fantasma. 


O Mauri então começou a me enforcar. Ele dizia que então eu tinha visto o que não devia. Eu com dificuldades de falar, pois quase não respirava, disse que além de ver o carro, eu via o rosto de um homem, olhando para mim, toda vez que eu olhava num espelho. Ele então me enforcava mais ainda. Eu então perguntei se ele iria me matar só porque eu tinha visto o carro fantasma. Ele então me soltou dizendo que "hoje não


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo